domingo, 15 de fevereiro de 2009

Boipeba















A ilha de Boipeba se parece com Morro de São Paulo quinze anos atrás, quando o turismo em massa ainda não havia chegado. Uma vila com uns 1500 moradores, muita vegetação, praias de águas claras e mornas, com aquele cheirinho de restinga e mar típicos da mata atlântica.
As pousadas Santa Clara e Horizonte Azul são ótimas opções de estadia, com pessoas antenadas e acolhedores. A Santa Clara possui um restaurante, aberto ao público, cujo cardápio é formado por um mix de frutas e temperos brasileiros com culinária internacional. Sensacional!
Após a primeira leitura, de lugar “deslocado do seu tempo”, descobre-se uma vila com alguns moradores ativos, reunidos em pequenas associações e envolvidos com a preservação da paisagem e cultura locais, sem perder de vista as novas possibilidade do turismo e da exploração do petróleo na região. Os problemas urbanos também existem e são super visíveis, como a ausência de saneamento básico e ocupações sem planejamento.
No início de janeiro aconteceu uma rave, que conseguiu levar a ilha tres mil paulistanos! Dizem que faltou de tudo, de água até comida, mas a festa bombou assim mesmo. O saldo final foi muito lixo acumulado, pouco retorno financeiro para os comerciantes e a constatação dos moradores: nunca mais!
A vida na Vila tem um ritmo no stress, lento, ao sabor da variaçõa da maré. Se durante as férias se sentir culpado por fazer absolutamente n-a-d-a, no problem, é possível acessar a internet e usar o celular de vez em quando. Ah, a visão do céu noturno, sem interferência de luzes é inesquecível!

fim do horário de verão